Para uma boa alimentação é de suma importância escolher os alimentos certos e nas quantidades certas nas diferentes fases da vida. A nutrição visa equilibrar a qualidade dos alimentos e as quantidades que estes devem ser consumidos. Os alimentos possuem nutrientes que são substâncias usadas pelo nosso corpo a fim de fornecer a energia necessária para que ele funcione corretamente.
Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares. As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, para ser usado como um roteiro para uma alimentação. Um exemplo é a pirâmide americana de 2005 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Nela estão representados os grupos de alimentos e o incentivo à prática de atividade física. A base mais larga representa os alimentos que apresentam menores ou nenhuma quantidade de gorduras saturadas e açúcares adicionados, ou seja, que devem ser consumidos mais frequentemente. O topo, mais estreito, representa alimentos contendo mais açúcares e gorduras saturadas, devendo ser consumidos com moderação.
Desmembrando a pirâmide
Atividade física: representada pelo indivíduo subindo as escadas. É recomendado que se pratique atividade física por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias, sendo que para crianças e adolescentes essa recomendação sobe para 1 hora todos os dias ou na maioria deles.
Laranja: representa o grupo dos pães e cereais: É recomendado a ingestão de pelo menos 3 porções de pão integral, cereal, alimentos integrais, arroz ou massa todos os dias, dando preferência sempre para os integrais.
Verde: representa o grupo das verduras e legumes. É recomendado uma maior ingestão de verduras verdes escuras, verduras e legumes alaranjados e leguminosas. Esses alimentos apresentam boa quantidade vitaminas e minerais necessários para a boa regulação do organismo.
Vermelho: representa o grupo das frutas. É recomendada a ingestão de uma grande variedade na forma de frutas frescas, congeladas, compotas, desidratas ou secas e sucos. Assim como o grupo verde apresentam boa quantidade de vitaminas e minerais.
Amarelo: representa os óleos e as gorduras. Consumir com moderação. Dar preferência para óleo de girassol, canola e soja.
Azul: representa o grupo do leite e derivados. É recomendado consumir o leite na forma semi-desnatada ou desnatada ou sem gordura. Se não consome ou não pode ingerir o leite preferir os produtos sem lactose ou outras fontes de cálcio (queijos, iogurte, etc.).
Roxo: representa o grupo das carnes e feijões. É recomendado dar preferência para as carnes magras, as preparações cozidas, assadas e grelhadas e, variar nas escolhas, ou seja, consumir mais peixes, feijões, ervilhas, nozes e castanhas. Esse grupo tem como função a construção e a proteção por serem fontes de proteína e substâncias antioxidantes.
Respeitando as quantidades (estreitamento da pirâmide) e praticando atividade física já é um grande passo para levar uma vida mais saudável.