Quando uma mulher descobre que está grávida tudo muda em sua vida, inclusive suas prioridades em relação ao próprio corpo. É comum que, nesta fase, as futuras mamães procurem atividades físicas mais leves e relaxantes, que ofereçam benefícios para elas e para os bebês.
O Pilates tem sido a opção mais procurada pelas gestantes, pois, além de garantir uma dose importante de relaxamento durante a gestação, o método também age de forma direcionada para o bem-estar materno e para o bom desenvolvimento do bebê.
Outro ponto importante e muito levado em consideração pelas mamães que buscam o Pilates na gravidez está relacionado à preparação do corpo feminino para o parto normal. O Pilates tem exercícios que fortalecem o assoalho pélvico e que, assim, tornam mais fácil a missão do parto natural.
Vale destacar que o Pilates também trabalha a questão do controle da respiração e da concentração, dois fatores que são fundamentais para o parto.
Quando uma gestante pode iniciar o Pilates?
Assim que começa o pré-natal e verifica que sua saúde está em ordem, a futura mamãe já pode começar a pensar no Pilates como alterativa para a atividade física na gestação. Em geral, o método é aconselhável para mulheres que já praticavam o Pilates antes de engravidar e para aquelas mulheres que conseguem contrair os músculos do assoalho pélvico.
A prática do Pilates na gestação vai ajudar a manter uma boa postura, evitar dores lombares, melhorar a qualidade do sono e garantir mais energia, resistência física e controle do peso corporal. Outro dado que vale a pena ser ressaltado é que mamães ativas durante o período da gestação tendem a se manter mais dispostas e conectadas com o bebê no pós-parto.
O Pilates no período pós-gestacional precisa ser totalmente personalizado para as necessidades da mamãe, respeitando o seu corpo e sua recuperação física. Continuar praticando Pilates no puerpério é uma maneira de enfrentar os desafios e dificuldades dessa fase com mais resiliência, disposição e equilíbrio. Converse com um instrutor da HT Pilates e saiba mais!