Respiração é vida! Por isso mesmo, o ato de respirar adequadamente é muito importante em diversos momentos, principalmente durante a prática de atividades físicas como o Pilates. O controle da respiração aumenta o relaxamento muscular e a concentração, traz mais bem-estar, alivia a tensão e o estresse e melhora a consciência corporal.
O próprio criador do método Pilates, Joseph Pilates, afirmava que dominar a arte da respiração é fundamental para a nossa vida. A respiração faz a oxigenação do organismo, eleva os níveis de energia, reduz a sensação de ansiedade e promove um profundo relaxamento. Respirar da forma correta também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Saiba como respirar durante as aulas de Pilates
Durante as aulas de Pilates, os próprios instrutores orientam os alunos sobre a melhor maneira de respirar. O ideal é que o aluno mantenha uma respiração controlada, profunda, contínua e lenta, com a inspiração e a expiração do ar.
A inspiração precisa ser feita pelo nariz, mantendo o abdômen contraído. Já a expiração deve ser realizada pela boca. Essa respiração ajuda a estabilizar a coluna, oxigenar o sangue e revigorar o organismo.
Além disso, a respiração ritmada também minimiza a produção do hormônio cortisol, que, em altas concentrações, pode estressar o organismo e aumentar o nível da pressão arterial. O Pilates ajuda a reduzir o nível de cortisol e, com isso, melhora o bem-estar, promove equilíbrio físico e mental e garante mais qualidade de vida.
A respiração deve ser executada corretamente em cada movimento e postura do Pilates. O controle dos ciclos respiratórios traz mais concentração e atenção aos alunos, além de potencializar os efeitos positivos dos exercícios.
Com a respiração controlada no Pilates, você vai ter mais vitalidade, energia e disposição. Converse com o seu instrutor na HT Pilates e saiba mais sobre os benefícios da respiração!